terça-feira, 11 de maio de 2010



Meu atacante preferido e incontestável é o Luis Fabiano. É até meio chato pra mim. Eu torço pra seleção perder e pra ele fazer gol ao mesmo tempo. O meu segundo atacante preferido, provavelmente, é o Adriano. Pelo conjunto da obra. Esse negócio dele ser tão talentoso e atormentado. Uma das maiores tristezas que eu tive foi ver o Grafite indo embora do São Paulo. Eu achava que ele era *o* cara na época e tal. Acho que foi em 2005 ou um ano assim. E eu confiava plenamente nele. Então nossa. Adoro o ataque da seleção tal qual ele se desenhou. Nilmar acho fofo, mas nem assisti muito. A defesa da seleção só quem é idiota pode reclamar dela. Ou quem não viu a maior retranca da história da humanidade no jogo contra o Barcelona. Ninguém fas gou ali não. Eu acho que gostaria que o Miranda fosse convocado. Mas mais porque eu sou sãopaulina mesmo. Embora nem disso eu me ressinta. Acho tão tricolor essa seleção. E todos dizem que um dos sãopaulinos deve batizar essa fase. A "Era Júlio Baptista". Que, nossa. Eu adoro. Eu não acho que ele é um trator como falam. Penso que ele se tornou um trator pra ficar competitivo mesmo. Porque é isso que o futebol de hoje exige e blábláblá. Acho difícil a gente abandonar quem a gente é. E eu digo isso totalmente tomada pelo clima auto-ajuda do nosso técnico. Eu nunca gostei dele. Nunca vibrei com o "nosso capitão". Sempre achei a tal da garra que ele exibia meio patética. Não me conformei mesmo de ver o futebol de volantes tomar conta e não deixar meio-campo jogar. Nem Raí, nem Zinho. Ninguém conseguia. Mas como ele foge de quem ele é? Não foge, né? Virou técnico, conseguiu um pouco de articulação lendo esses livros aí. Que falam a respeito de ser quem a gente é. Dizem que falou besteira na convocação. Da ditadura e não sei quê. Não vi. Eu tava no pilates. A professora ligou o rádio um pouco. Ouvi os nomes e ela desligou. Eu não pedi pra ela ligar. Ela que ligou. Então eu acho que é uma seleção de volantes, como todo mundo esperava. Não tem ninguém pra substituir o Kaká se ele machucar ou amarelar. É vero. Mas eu não sei se ele quer mais um Kaká. Acho que engole mesmo. Eu entendo um pouco o Dunga. Não muito. Porque eu não gosto de volante. Mas eu adoro zagueiro. Eu comecei a gostar de zagueiro por causa do Mauro Galvão. Que uma vez eu ouvi um comentarista dizer que ele terminava o jogo sem fazer falta. E eu comecei a reparar muito nisso. Se ele fazia falta. Não fazia. Eu admiro uma retranca bem armada, essa que é verdade. Tenho dó daqueles tontos que fazem linha de impedimento. E alguns dos jogos que eu não me esqueço são por causa disso. Aquele da Argentina com a Inglaterra (no Japão, Coréia whatever). Que parecia que tinha um escudo invisível na área inglesa. Os argentinos tocando bola de lado. E esse último aí. Quando a zaga brasileira segurou o Messi. Então eu não adoro essa seleção. Mas eu acho que ela vai ser campeã. Sem a minha torcida, que nenhuma seleção brasileira nunca vai ter. Mas vai ser campeã. Acho a melhor seleção do século XXI. Duvido que alguém faça gol nela. O Messi a gente sabe que não faz. Duvido que Luís Fabiano não marque. Então. Fechou, hein?

Só pra constar. O Josué também não é um trator. Pelo contrário. Ele criava um monte no time do São Paulo.

Não sei se ficou claro. O Luís Fabiano é o jogador que eu mais gosto no mundo inteiro. IN-TEI-RO.

7 comentários:

  1. mary, eu fiquei triste com a não convocação do adriano e tudo o que representa o cara que impera no campo mas não reina em seus próprios pensamentos. o grafite deveria estar entre os sete, e o diego tardeli deveria voltar pra barriga da mãe.

    não gosto do dunga.
    desconfio do julio batista, que quando começou me fazia aplaudir, não sei o que ele será capaz de jogar, melhor, não sei o que o dunga permitirá que ele jogue.

    pontos fortes da seleção: O CRAQUE Lúcio, e o MUTANTE Júlio César.

    Não conseguirei torcer pra essa seleção sem o imperador...

    ResponderExcluir
  2. Não torcerei, não gosto do Dunga, nunca gostei, acho 1994 irrelevante. E acho arbitrário Seleção ser convocada por um cara sem dar ouvidos à torcida. Não é como clube, uma associação comercial. É meio utópico, mas se o futebol é parte tão relevante do patrimônio cultural brasileiro, acho que a seleção tinha de ser eleita. Cansei de ver essas novelas de convocação e não-convocação. Torcerei para Argentina e Portugal. Pela primeira, se mostrar a que veio. E porque adoro Messi, mais do que qualquer craque nosso que tenha sido convocado, principalmente quando fazem aquelas demonstrações de fé religiosa após o jogo - que, acho, a FIfa proibiu. Quero me divertir como espectadora, não sofrer, ou me iludir.

    ResponderExcluir
  3. Mary, não gosto do Julio Batista, nem do Elano - aliás, nossos meias são muito ruins, não tem quem substitua o Kaká mesmo caso dê alguma merda.
    Mas adoro a zaga, sou super fã do Lucio.

    Não vi grandes craques jogarem (ando vendo coisa antiga agora), mas o melhor zagueiro que vi jogar foi o Gamarra - ele tb não fazia faltas e jogava de uma maneira pra lá de elegante.

    ResponderExcluir
  4. não tem rebelde nesse time. não sei, acho que falta um agente entrópico, ou algo. assim, de longe, me parece funcional, pero sem conforto. me sinto desconfortável torcendo por essa seleção. nem sei se torço ainda, mas ão me sinto representado nela. ou algo parecido.

    ResponderExcluir
  5. O Dunga disse que isso de "meninos da vila" é mais marketing da televisão, ele disse isso para o Milton Neves e eu fiquei pensando nisso, pq eu não gosto muito dessa euforia em cima do santos. Eu tb não achei ruim os convocados. Fiquei triste pelo Adriano tb, mas não dava mesmo. Os meus preferidos são o Lúcio (que tem toda pinta de capitão mesmo), o Luís Fabiano ( sou bem mais ele do que o Kaká) e em especial o Daniel Alves (eu gosto tanto dele, acho ele tão corajoso, do tipo que chuta para o gol sem medo). Como são paulina eu colocaria o Hernanes. hehehe

    ResponderExcluir
  6. oi Mary, caí aqui de para-quedas (se é que é assim que escreve atualmente...), mas achei interessante alguém que não torce pra seleção e acha que vai ganhar essa copa... especialmente porque essa semana o comentário é o contrário, de gente que torce mas acha que não ganha...ahah
    bom, eu também não torço, nem nunca torci. no gol do caniggia em 90 eu tinha 13 anos e comemorei saltitantemente... mas no resto acho que eu discordo... já andei apostando por aí que pra mim não passa da primeira fase, principalmente porque pra passar tem que desclassificar ou o cristiano ou o drogba e cia... na verdade pra mim a costa do marfim, além de ter minha torcida incondicional nessa copa, é uma das grandes favoritas...
    acho que o kaká está baleado, e júlio baptista deve substituí-lo... é um trator mas admito que joga bem, no meu time seria titular... o resto é que é ruim demais... kléberson elano felipe melo daniel alves não servem nem pro guarani...
    não sou da onda que convocaria neymar e ganso, por mim nem o robinho ia, pois joga mal, tanto que não conseguiu ser titular nem no city, que é time de segunda linha na inglaterra... mas quase todos os melhores atuais estão fora: gaúcho, pato, hernanes, marcelo, diego souza, anderson... mas o mais grave mesmo é ir sem técnico... aí não dá pra ganhar
    quem quiser saber por que a costa do marfim vai ganhar a copa, fiz um blog, que só teve umas duas visitas até hoje...hahah costadomarfimrumoaotitulo.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. http://www.youtube.com/watch?v=5Qel5SdmnE8&NR=1
    ;)
    bjs

    ResponderExcluir