sábado, 8 de maio de 2010

dia desses, teve uma redação lá no colégio cujo tema era a célebre frase de Nelson Rodrigues: o futebol é o ópio do povo. essa citação foi retirada de uma crônica do autor que afirma que há um momento em que todos se lembram do Brasil, em que todos os brasileiros descobrem o Brasil e o futebol vira razão de autoestima.
tegiverso, voltando à redação do colégio. os alunos não sabiam o que era ópio, perguntaram o que era, eu respondi e eles fizeram aquela cara de aaaahhh. e um deles afirmou: é isso mesmo, quando tem jogo do palmeiras, eu nem pisco, entro em transe. é outra realidade. pois, futebol é mesmo outra realidade. são 90 minutos em que a bola rolando te transporta para outro lugar e você vira um sujeito que normalmente não é; isso para os viciados e somos uma nação de viciados.
e essa nação ultrapassa fronteiras geográficas, etnia, religião, gênero. acredito até que é a nação mais igualitária que existe e que, apesar das discordâncias, todos querem realmente o mesmo objetivo: avançar o contra-ataque e fazer aquele gol. em tempos de copa do mundo, isso fica ainda mais palpável. o povo quer escolher realmente  os seus ministros, seus representantes, seus guerreiros. e se tivesse votação para escolher os 22 do parlamento seleção, nem precisaria ser obrigatória e crianças chiariam por não ter idade mínima para votar. e em termos de incitar impeachment, somos muito mais eficientes quando o alvo é técnico de time.
se é ópio, é a droga mais barata. se é religião, é a única que a maioria realmente professa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário