sábado, 3 de julho de 2010

Fazendo chover e trovejar na África do Sul. E nos lembrando sempre que deuses não são heróis. E que pra ser herói é preciso ser humano. Pensar como humano. Errar como humano. É preciso não ter nenhum poder sobrenatural. Então se você é um deus, é capaz que consiga. Correr mais que todo mundo. Subir mais que todo mundo. Mas se você é humano, não. Se você é só humano e uma bola vai entrar no gol, só tem um jeito. Você tem que tirar com a mão. E você tem que sofrer as consequências disso. E tomar cartão vermelho e ver o outro time arrancar a classificação assim. No último segundo do jogo. Porque o último minuto não seria suficiente. Um minuto, ali, era muito. E a cena que ficou não é do Gyan perdendo o pênalti. Mas do Suárez gritando sozinho, comemorando solitariamente, indo pro vestiário. Expulso. E vai desfalcar o Uruguai. E deve fazer muita falta. E há outros desfalques importantes. E não deve passar a Holanda. Mas nem importa, né? O rei da Copa até aqui, Luis Suárez. Hollywood não faria melhor. Eu queria que algum cineasta dos bons tivesse filmado a caminhada inteira. Da hora que ele sai expulso de campo até a hora em que comemora o penâlti perdido. Uruguai. Fudendo a festa dos donos da casa desde 1950.



Sem escala. Vai direto pra prateleira de jogos que eu mais amei na minha vida. Pra mim já era especial por conta do Lugano. Eu fui buscar uma prima minha hoje. Ela ia chegar ontem. Mas perdeu a conexão e dormiu no Rio de Janeiro. Daí resolveu ver o jogo lá. Pra ver a comemoração na praia de Copacabana e não sei quê. Lascou-se. O caso é que ela torce pra Argentina agora. Eu adoro demais o Carlitos, ela me explica. Corinthiana, of course. Eu respondi, eu tenho isso com o Lugano. Acho que todo mundo viu a foto, né? O símbolo na garrafa que ele tá usando no Mundial. Então é o São Paulo na Copa mesmo. Isso que é tão comentado. Da falta de identidade que a gente tem com aquele povo de camisa amarela. E os botafoguenses pirando com Louco Abreu. E os palmeirenses mandando beijos pro Valdívia. E coisas assim.

7 comentários:

  1. Também não entendo a histeria em torno da vilanização de Súarez. Foi herói. Quem teria feito diferente? Também tenho esta coisa corintiana pela Argentina. Mas também não consigo não amar Messi porque ele é Barcelona, e Barcelona é um time que mexe muito comigo mesmo. Difícil separar totalmente.

    ResponderExcluir
  2. Também amei esse jogo, amei a mão do Suarez e senti invejinha dos uruguaios, porque isso é o tipo de coisa que eu gosto de ver. To torcendo TANTO pro Uruguai, mas tanto :)

    ResponderExcluir
  3. Amei também, gritei e torci demais ontem. E o marido botafoguense já está cogitando "Loco" para o nome do bebê...

    ResponderExcluir
  4. Dani. é porque é bem tênue mesmo o lance moral, eu acho. tipo o que seria canalhice e o que seria heroísmo. eu acho q ele foi moral pq ele conseguiu rapidamente pensar na regra e no que poderia ser feito. diferente do goleiro alemao qdo disse q viu q a bola tinha entrado. ele n devia ter dito. nao sei onde eu li (acho q o juca) dizendo q a alemanha deveria ter voltado pro segundo tempo e chutado uma bola no proprio gol. seria heroismo. e com a regra na mao. a bola tem q entrar? toma a bola entao etc. enfim. eu sempre falo demais e vira post etc.

    losille. pra mim tb.

    kellen. né? um lance tirado das entranhas do menino. foi incrivel.

    anna. HAHAHAHHAHAHAHAHAHA. ai. seria o melhor nome ever.

    ResponderExcluir
  5. o herói e o canalha são separados por uma linha bem, bem tênue. Suarez é o cara da Copa, pra mim. e o símbolo de porque uma Copa do Mundo é algo tão bonito e importante para o imaginário, e tal. torço para o Uruguai, hoje, bem mais do que torcia para o Brasil de Dunga. por esse simbolismo, e tal. a gente tem de torcer para o que nos emociona. o time de Dunga emocionava, mas raiva também é uma emoção, hein? o Uruguai me emociona, Eduardo Galeano com a casa fechada com placa na porta "cerrado por fútbol" me emociona, Suárez foi a maior emoção da Copa pra mim.

    André Gonçalves - @andrepiaui

    ResponderExcluir
  6. Mary, vc é a pessoa que melhor eu já vi escrever na internet. mas, peço desculpas, não concordo que fale bem desse cara. esse episódio mostrou bem o conflito entre as culturas. na américa do sul, a maioria acha que ele fez o que tinha que fazer, e muita gente gostou!?!? os europeus, também a maioria, não entendem como ele não se envergonha. os africanos, por terem sido privados da primeira participação em semifinal na história devido ao ato de anti-jogo em tela, vaiaram o idiota hoje o jogo inteiro na decisão do bronze. não dá pra saber o que eles diriam se não tivessem sido prejudicados. eu, particularmente, acho que ele devia ser vaiado mais tempo, 90 minutos foi pouco. é simples, o ato dele foi contra a regra, por isso acarreta expulsão sumária do jogo. o certo seria ele ser suspenso uns três meses, pra não incentivar que aconteça de novo. mas pelo menos foi bom ele voltar para ouvir as merecidas vaias hoje contra a alemanha...

    ResponderExcluir